JM

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 102 BLOGS E MAIS DE 8 MIL LINKS – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR , JÚLIA MELISSA E JOTA NETO – MOSSORÓ-RN

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

DESCOBERTA DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS NO RGN

A Petrobras voltou a se pronunciar sobre a primeira descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte, confirmada no último dia 18. Segundo a estatal, trata-se “da abertura de uma nova fronteira exploratória na região”. 
Divulgação

Imagem mostra a posição do poço em que foi confirmada a descoberta de petróleo em águas profundas no Rio Grande do Norte

A descoberta, segundo analistas, pode ser um alento para o setor petrolífero no RN, que assistiu ao fechamento de várias prestadoras de serviços da Petrobras e a demissão de centenas de terceirizados, em virtude da desaceleração da produção. 

Segundo a estatal “o atual estágio do processo exploratório ainda não permite projeções sobre volumes”. O consórcio, comandando pela estatal, dará continuidade às operações para verificar a extensão da descoberta e conhecer melhor as características do reservatório, segundo informou, através da assessoria de comunicação. O tamanho da reserva será revelado só após o término da etapa de perfuração e avaliação do poço, que está prevista para o primeiro semestre de 2014. 



Na área onde a Petrobras encontrou petróleo em águas profundas no RN, já foram realizados levantamentos sísmicos, estudos geológicos e a perfuração de dois poços. Um novo poço, segundo a estatal, ainda deverá ser perfurado no local. 

Até o momento, a Petrobras já perfurou dez poços em águas profundas em Sergipe e  cinco pioneiros em águas profundas no Ceará, estado que integra a mesma bacia petrolífera que o RN. De acordo com a companhia, “todos os indícios de descoberta encontram-se em fase de avaliação”.
Impactos
Para especialistas potiguares, a descoberta levará de três a cinco anos para se refletir na produção do estado - tempo necessário para concluir a perfuração, finalizar os estudos e começar a operação comercial. O tempo já havia sido estimado pela própria Petrobras em entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE em 2012. 

A coordenadora executiva do Núcleo de Petróleo  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolve pesquisas em parceria com a Petrobras, Teresa Nelma de Castro, acredita, no entanto, que o estado se beneficiará da descoberta já a partir de 2014, antes mesmo do início da produção. 

A estatal, segundo ela, deve intensificar os investimentos e mobilizar mais pessoas para realizar os estudos e preparar a empresa para a fase de exploração
FONTE - TRIBUNA DO NORTE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DO BLOG STPM JOTA MARIA

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS. COM 75 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

EQUIPE

EQUIPE

KEILA CRISTINA

KEILA CRISTINA
VISITE O LINK KELLY CRISTINA

CLIQUE KELLY CRISTINA

VISITE ESTE LINK

LINK JÚLIA MELISSA

LINK JÚLIA MELISSA
MOSSORÓ

JANINE BEATRIZ

JANINE BEATRIZ
MOSSORÓ-RN